domingo, 27 de novembro de 2011

PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

Advento
 I DOMINGO DO ADVENTO (27-11-2011)
Iniciamos hoje novo Ano Litúrgico (Ano B). O Advento é tempo de preparação para o Natal, em que se comemora a vinda do Filho de Deus, e é também um tempo em que se voltam os corações para a expectativa da Sua segunda vinda, no fim dos tempos.
As leituras convidam-nos à vigilância, para acolher o Senhor que vem. Apresenta-nos também indicações concretas acerca da forma como devemos viver este tempo de espera.
A primeira leitura é uma ardente súplica a Deus pedindo um Salvador; é uma das preces mais belas da Bíblia. Ao povo que voltou do exílio desanimado e indiferente à Aliança, o Profeta tenta acordar a esperança num futuro de vida e salvação. Deus é invocado como "Pai" e "Redentor" (Pai: fonte da vida familiar; Redentor: responsável pelo resgate). É a primeira vez que se chama Deus de Pai. (No Evangelho, Jesus utilizá-la-á 184 vezes.) O texto termina com a imagem do Oleiro: Deus é o "oleiro" e o Povo é o "barro", que o artista modela com amor.
Somos barro, frágeis, mas somos também obra de suas mãos; somos a expressão do amor de Deus. (Faz-nos lembrar a Criação do Homem do barro da terra.) A mudança do coração do seu povo é uma nova Criação, da qual nascerá uma nova humanidade.
A segunda leitura é um apelo à vigilância para acolher Deus que vem e que manifesta o seu amor através dos seus dons que dá aos homens para o bem da comunidade.
O Evangelho convida os discípulos a enfrentar a história com coragem, determinação e esperança, animados pela certeza de que "o Senhor vem". Ensina, ainda, que esse tempo de espera deve ser um tempo de "vigilância" — isto é, um tempo de compromisso activo e efectivo com a construção do Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário